ir para conteúdo

Escolhendo entre Urls estáticas e Urls Dinâmicas

Urls estáticas versus Urls Dinâmicas


Baseado no artigo anterior você pode ter tido a impressão que os algoritmos dos Sistemas de Busca tentam de todas as formas humilhar cada esforço do designer em criar um site deslumbrante. Bem, foi explicado por que os sistemas de busca não gostam de imagens, vídeos, applets, animações e outros extras. Agora talvez você possa pensar também que esses sistemas de busca são muito mais audaciosos a ponto de antipatizarem com qualquer URLs dinâmica.
Honestamente, também não agrada aos usuários uma URLs como http://dominio.com.br/produto.php?cid=1&pid=5 porque uma URLs descrita desta forma não conta quase nada sobre o conteúdo da página.

Existem boas razões para o favorecimento das Urls estáticas contra as Urls dinâmicas.
Primeiro: Urls dinâmicas podem não ser sempre iguais - ex. a página é gerada de acordo com o tipo de pedido feito pelo usuário ou depois que executa algum tipo de ação (preencher um formulário e realizar o envio ou executar uma Busca usando o sistema de busca do site).
Num certo sentido, tais páginas são inexistentes para os sistemas de busca, porque eles seguem o índice da Web durante o rastreamento, não preenchendo formulários e fazendo requisições.

Segundo: Ainda que uma página dinâmica já foi gerada por uma petição prévia de algum usuário e que talvez esteja armazenada no servidor os sistemas de busca podem simplesmente pular o link caso contenha muitos pontos de interrogação e outros símbolos especiais.

A idéia não é apenas reverter para Urls estáticas em HTML. Sites com banco de dados normalmente produzem grandes Urls, mas seria muito melhor se utilizem Urls mais amigáveis aos sistemas de busca e usuários, num formato que eles facilmente podem entender. Um das soluções para o problema das Urls dinâmicas é chamado re-escrever URL. Existem ferramentas especiais (para diferente plataformas e servidores) que reescrevem a Urls num formato mais amigável, sendo exibidas na barra de endereços do browser como páginas normais em HTML.