ir para conteúdo

Escolhendo a palavra-chave correta


Ao escolher palavras-chave para otimização é necessário não considerar somente a sua relevância em relação ao seu web site considerando um número mensal esperado de pesquisas para determinadas palavras-chave em particular. Com muita freqüência pesquisas mais restritas são mais valiosas porque os visitantes que chegam ao seu web site são aqueles que realmente estão interessados em seu produto.

Se seguirmos com o exemplo de cão, talvez você descubra que a frase-chave "adote um cão" trará mais visitantes porque existe uma seção especial em seu web site onde você dá conselhos para quem esta querendo informações sobre como adotar um cão. Esta página não é de interesse de proprietários atuais de cães, mas a possíveis proprietários potenciais de um cão, que talvez não seja tantos em número mas são sua audiência alvo e o efeito total de atrair este nicho pode ser melhor que atrair qualquer pessoa que esteja interessado em cães em geral. Utilizando suas estatísticas mensais você poderá conferir quantos click foram realizados através de pesquisas e quais as palavras utilizadas, considere com atenção as palavras com cliques que sejam mais relevantes ao tema ou conteúdo de seu web site.

Densidade da Palavra-chave

Depois que escolher as palavras-chave que descrevem seu web site e são supostamente de interesse de seus visitantes, o próximo passo é fazer seu web site "ser rico em palavras-chave" e ter uma boa densidade nos termos para as suas palavras-chave alvo. A densidade de Palavras-chave é uma medida comum de relevância assim como uma página.
Geralmente, a idéia é que quanto maior a densidade da palavra-chave maior a relevância quanto ao resultado das pesquisa em relação à página. A densidade recomendada é 3-7% para as importantes 2 ou 3 palavras-chave e 1-2% para palavras-chave menores.

Tente usar o Verificador de Densidade de Palavras-chave sob determinar a densidade de Palavras-chave de seu web site.

Embora não existam regras estritas, tenta otimizar para um número razoável de palavras-chave - entre 5 e 10 está OK. Se tentar otimizar para uma lista de 300 palavras  você logo verá que somente não é possível ter uma boa densidade de palavras-chave como também algumas palavras-chave constarão como sendo um texto artificial, aparentando um provável preenchimento intencional utilizando palavras-chave.
E o que é pior, há penalidades severas para este tipo de ação (incluindo proibição de indexação nos Sistemas de Busca).

O fato de tentar acrescentar um grande número de palavras-chave na intenção de forçar algum tipo de indexação é considerado uma prática contrária à ética dos Sistemas de Buscas e os bons profissionais que trabalham com Otimização na web.

As palavras-chave em Lugares Especiais

As palavras-chave são muito importantes não só como quantidade, mas como qualidade também - ex: a existência de palavras-chave no título de página, nos cabeçalhos, nos primeiros parágrafos - este tipo de estratégia conta mais do que se ter muitas palavras-chave no corpo da página. A razão é que a URL (e especialmente o nome de domínio), nomes de arquivos e nomes de diretórios, título de páginas, e os cabeçalhos para as seções separadas são mais importantes que texto normal de conteúdo de uma página e, portanto por semelhança, se existem a mesma densidade de palavra-chave como seus concorrentes mas possui palavras-chave nas URL´s certamente aumentará sua classificação de maneira significativa, especialmente com Yahoo!.

Palavras-chave em URL´s e Nomes de arquivos

O nome de domínio e a URL inteira de um web site contam muito sobre ele. A presunção é que se o seu web site dispõem um assunto ou tema sobre cães, você terá "cão", "cães", ou "cachorrinho" como parte de seu nome de domínio. Por exemplo, se seu web site é trata principalmente sobre adotar cães, é muito melhores nomear seu web site como "adote-cao.net" do que "saude-animal.org", por exemplo, porque no primeiro caso você tem duas palavras-chave importante no URL, enquanto no segundo você tem não mais do que uma palavra-chave e de menor potencial.

Quando realizar pesquisas para encontrar nomes de domínios ricos em palavras-chave não fique olhe com ganância. Observando do ponto de vista do SEO é melhor ter 5 palavras-chave na URL, para isto, basta imaginar como pode ser longa e difícil de memorizar uma URL.
Então será necessário chegar a um equilíbrio entre as palavras-chave na URL e sua usabilidade no web site, que diz que mais de 3 palavras na URL é um meio demais. Provavelmente você não será capaz de vir por conta própria com toneladas de sugestões boas. Adicionalmente, ainda que consegue para pensar em um par de nomes bons de domínio, eles já poderiam ser tomados. Em tais ferramentas de casos como a Ferramenta sob vir muito à mão.

Os nomes do arquivo e nomes de diretórios também são importantes. Freqüentemente motores de procura darão preferência a página caso exista uma palavra-chave no nome do arquivo. Como o exemplo, a url http://meudominio.com/adote-cao.html não é tão boa quanto http://adote-cao.net/adote-um-cao.html mas é certamente melhor que http://meudominio.com/saude-animal.html.
A vantagem de palavras-chave em nomes do arquivo sobre palavras-chave em URL´s é que são mais fáceis de modificar, se decidir mover o foco para outro nicho, por exemplo.

Palavras-chave em Títulos de Páginas

O título de página é outro lugar especial porque o conteúdo da tag <title> A etiqueta normalmente é exibida na maioria de motores de procura, (incluindo Google). Enquanto não é mandatário pela especificação de HTML escrever algo na etiqueta o <title> (ex. pode ser omitido mas a barra de título do sistema de busca lerá "Untitled Documento" ou semelhante)  para propósitos de SEO você não pode querer deixar a Tag <title>  sem descrição; em vez disso você deve descrever o título correto para a sua página.

Ao contrários das URLs, com os títulos de páginas você pode utilizar uma descrição mais objetiva do título. Se seguimos com o exemplo de cão, a Tag <title> da página inicial para o  web site http://adote-um-cao.net pode incluir algo como: <title>Adote um Cão - Ajude uma Vida e Leve Alegria ao Seu Lar</title>, <title>Tudo que Você Necessita Saber Sobre Adotar um Cão</title> ou mesmo algo mais longo.

Palavras-chave nos Cabeçalhos

Normalmente cabeçalhos separam parágrafos em sub-tópicos relacionados e de um ponto de vista literário podem ser sem propósito ter um cabeçalho depois de cada outro parágrafo, mas do ponto de vista de SEO é extremamente bom ter tantos cabeçalhos quanto possível  numa página, especialmente se existirem as palavras-chave neles.

Não há nenhum limite técnico de comprimento para o conteúdo das "tag´s" HTML <h1>, <h2>, <h3>,... <hn> ao uso das Tag´s mas o bom senso diz que cabeçalhos longos demais podem prejudicar a legibilidade da página. Então, como no caso das URLs você necessita ser sábio ao editar o comprimento de cabeçalhos. Outra edição que você necessita considerar é  como o cabeçalho será exibido. Se utilizar 'Heading' 1 (<h1>) normalmente esta é o tamanho maior de fonte e neste caso é recomendável ter menos que 7-8 palavras no cabeçalho e provavelmente o texto deverá se espalhar entre 2 ou 3 linhas, o que não seria muito bom e sendo possível é bom evitá-lo -