Construindo um POPCOR Web Site
Perceptível
Sumário do Artigo
- Página 1: Colocando as pessoas no Centro do Processo
- Página atual: Página 2: Perceptível
- Página 3: Operacional
- Página 4: Compreensível
- Página 5: Robusto
Visão Geral
Todas as formas de comunicação exigem o envio de informação para o cérebro através de pelo menos um dos sentidos do corpo. A Internet é um meio de comunicação que permite ter acesso a conhecimentos e processos através de meios eletrônicos. O mais relevante neste contexto é os sentidos da visão, audição e tato. (Outros animais têm aprendido elaborar sistemas de comunicação através do paladar e olfato, mas nós os seres humanos somos comparativamente deficientes nestas áreas. Aliás, sabores e cheiros são mais difíceis de transmitir eletronicamente.)
Qualquer discussão sobre Acessibilidade Web é baseada na suposição de que as pessoas precisam ser capazes de perceber o conteúdo da web. Elas precisam ser capazes de receberem a informação em seu cérebro para que assim, ele possa processá-la. Se a informação não pode entrar no cérebro, então ela é inacessível. Tão obvia quanto esta afirmação possa parecer, é um princípio que freqüentemente é ignorado pelos desenvolvedores. Existem muitos sites com conteúdo Web que não pode ser percebido até mesmo por algumas pessoas que gostariam de acessá-lo.
Visão
Pessoas com pleno uso da visão são capazes de ler textos, ver imagens, compreender as pistas visuais proporcionados pelo layout das páginas da web, compreender o significado simbólico de cores em certos contextos culturais (como no caso das luzes vermelhas e verdes nas ruas, ou a cor azul e o rosa bebê no vestuário) e, em geral, podem usar os olhos para darem sentido a uma informação que seja apresentada. Este modo de percepção, a partir dos olhos para o cérebro, é poderoso, e os desenvolvedores Web deveriam tirar pleno partido destas potencialidades comunicativas. Percepção visual é especialmente importante para os indivíduos com a falta de um dos outros principais sentidos de comunicação, tais como as pessoas que são surdas. Para essas pessoas, os sentidos remanescentes têm vital importância.
No entanto, há pessoas que não podem tirar toda vantagem deste meio de comunicação. Algumas pessoas não têm a visão perfeita. Outros têm uma quantidade limitada de visão. Para estes indivíduos, outros meios de comunicação são necessários. Em alguns casos, isso significa que as informações devem ser convertidas em um formato que eles possam perceber mais facilmente como, por exemplo, um formato de áudio. Tecnologias de assistência podem realizar esta tarefa, mas apenas se o conteúdo for concebido com a mente voltada para a Acessibilidade.
Veja também Deficiência Visual.
Audição
As conversas orais entre as pessoas são ocorrências diárias. As pessoas falam em casa, no escritório, ao telefone, e, cada vez mais, na Internet. A Internet permite que as pessoas possam participar em chats, deixar mensagens de voz, verem vídeos, ouvir música, ouvir rádio na web, e participar em inúmeros outros tipos de interações em áudio com outras pessoas ou com conteúdo eletrônico preparado, por outras pessoas. O número e os tipos de interações de áudio só podem aumentar na medida em que as tecnologias da Web estejam mais maduras e proliferarem.
Existem tecnologias e métodos para transformar a informação de áudio disponível para pessoas que não podem ouvir. Estas tecnologias e métodos não podem ajudar ninguém a não ser que alguém realmente saiba usa-los para tornar a informação acessível às pessoas que não podem ouvir.
Veja também Deficiência Auditiva.
Tato
Para a maioria das pessoas, o tato não é a principal forma de comunicação. Para eles, o tato pode ter relevância para expressões indiretas de solidariedade, como no relacionamento romântico (intimidade física), entre amigos (abraços, um tapinha nas costas, aperto de mão), com crianças (balançar bebês para dormir, que acalma as crianças quando estão assustadas) , E outras situações em que são comunicadas emoções e intenções, mas que não comunicam diretamente as informações por si só.
Para os indivíduos que não têm visão e nem audição o tato é a mais importante forma de comunicação. A comunicação interpessoal é possível através de linguagem gestual, no qual duas pessoas utilizam as mãos para entender uns os gestos do outro, a linguagem dos sinais, e movimentos corporais. Os dedos podem ser utilizados para perceber informações textuais como os formatos impressos em Braille. De fato, dispositivos de interpretação podem converter o formato texto para o Braille, para uso na Web.
Para mais informação leia o artigo Leitores de Telas e Cegueira.
Transformabilidade
Uma vez que nem todos têm a capacidade igual ou a utilização dos sentidos, uma das principais chaves para a Acessibilidade é garantir que a informação possa ser transformada a partir de uma forma para outra, de modo que ela possa ser perceptível em múltiplas formas. O texto pode ser transformado em áudio e em Braille pelas tecnologias de Assistência utilizadas por pessoas portadoras desta deficiência. O áudio pode ser transformado em texto, mas isso deve ser feito antes que ele chegue ao usuário, pois tecnologias para converter automaticamente o áudio em texto geralmente são pouco fiáveis e também não é comum estar disponível para usuários que possam ter necessidade de usá-las. Gráficos, animações, vídeos e áudio para os desenvolvedores devem ser semelhantes, no sentido de que é necessário fornecer o texto alternativo para os usuários.
Globalmente, o texto é o formato mais fácil e universalmente transformável. No entanto, isto não significa que a Acessibilidade na Web seja um fim a todos os elementos não-texto. Pelo contrário, os elementos não-texto, em muitos casos, são determinantes para a Acessibilidade, como é explicado em Versões Somente-Texto.
A mensagem a ser levada para casa é que, a informação deve ser perceptível, de alguma maneira. Esse é o primeiro passo para a Acessibilidade nos quais todos os outros são baseados, e sem a qual a Acessibilidade não pode acontecer.
Conteúdo vs. Estilo e Apresentação
O conteúdo principal deve poder ser apresentado separado do estilo e da maneira como é visualmente apresentado. Apesar do estilo normalmente poder melhorar a experiência do usuário e, em alguns casos, até mesmo melhorar a compreensão, a mensagem principal não deve depender do modo de apresentação. A estrutura e significado semântico deve ser independente do "visual". Isto é importante porque nem todos os usuários serão capazes de perceber a apresentação visual e todos os aspectos do conteúdo da web. Quando a apresentação do estilo estiver desativada, o conteúdo da web ainda deve ser capaz de comunicar eficazmente a sua mensagem.
Veja Creating Semantic Structure para mais informações.
Além disso, cores de plano de fundo, imagens e sons não devem interferir com o conteúdo. Se o conteúdo principal é apresentado em um formato de áudio, os sons de fundo não devem obscurecer a mensagem. Conteúdos apresentados em um formato visual deverá ser igualmente distinguido de elementos estilísticos visuais estranhos. O Texto deve ser distinguível do seu plano de fundo.
Advertisements