ir para conteúdo

Práticas que devem ser evitadas na Otimização de Sites


Copiar textos de outros sites é um dos principais motivos para não se obter uma boa colocação entre os Sistemas de busca. Pode ser até que funcione durante um breve e ilusório período de tempo, mas o fato é que os Sistemas de Busca bem como os internautas/usuários da internet querem e estão atrás da verdade!

Desta forma, um conteúdo que tenha sido copiado de um outro site não vai ser bem visto pelos robots de Busca (caracteristica de Plagiarismo) aliás, existem algoritmos específicos para identificar e qualificar este tipo de conteúdo (textual). O website www.copyscape.com é um bom exemplo de como as páginas com cópias idênticas podem ser encontradas facilmente na web.

Outro artifício que não resolve o problema e deve ser evitado é prática de "rechear" páginas e mais páginas com palavras-chave, bem como a compra de links em grande volume também deve ser bem avaliada e pesquisada .

Pode parecer um tanto o quanto estranho obter entre um ou dois dias mais de 1000 links em outros sites. Mais do que isto, os motores de busca acompanham as "fazendas de links" (sites que vendem links em grande volume) e, desde o princípio que links comprados podem ser um meio ou tentativa de manipular os resultados das Busca esta prática costuma ser automaticamente punida pelos sistemas procura, desvalorizando o link em sua pontuação. Então, seria bom evitar lidar com fazendas de links porque podem causar mais prejuízos do que benefícios. Também devem ser evitados links de saída (outbound) para sites de spammers conhecidos na Web e ligações com sites praticantes de técnicas não reconhecidas como legítimas pelos sistemas de busca (chapéu-negro) ou os chamados "garotos maus" ("bad guys").

Como foi mencionado, a compra de links não é um negócio que poderíamos chamar de limpo ou correto. Ainda que incentive sua classificação nos resultados de pesquisas pode ter muitos outros aspectos negativos com o decorrer do tempo. Primeiro: você não sabe se o outro "parceiro" manterá sua promessa ou acordo - i.e. eles podem retirar alguns links para seu site. Segundo: pode ser modificado o contexto onde o link aparece.
Terceiro: seria realmente suspeitos aparecer com links "casados" com outro site em mais de 50% de seus links de entrada (inbound) e links de saída (outbound) para a direção do seu parceiro.

Quando tratamos do assunto sobre link, um aspecto a ter em mente é a relação entre os links de entrada (inbound) e os links de saída (outbound). Geralmente, se seus links de saída (outbound) são dez vezes mais que seus links de entrada (inbound) costuma não ser muito bom, mas pode variar de caso para caso conforme a base de trabalho. Caso tenha um site com links para fontes de notícia ou RSS Feeds, tendo muitos links de saída, este é o preço inevitável a ser pago para ter sempre um conteúdo atualizado.